Blog
Curiosidades
Chinelos e Mitos

Chinelos e Mitos

 

Com o Dia das Mães chegando, falar em chinelos automaticamente nos faz lembrar delas, certo? Afinal, esse calçado é super ligado às mães!Como o povo criativo que somos, qualquer coisa pode ser fruto para a criação de várias lendas e mitos no Brasil. Vamos aproveitar o momento, então, para conhecer alguns dos vários mitos que existem em torno dos nossos amados chinelinhos!


Chinelo virado para baixo causa a morte da mãe

O primeiro mito é o que inspirou todo o artigo. Você provavelmente já ouviu falar nesse, certo? O mais curioso sobre ele é que é uma crença popular tão enraizada que ninguém sabe como ele surgiu! Existem duas sugestões mais aceitas. A primeira é bem simples: o chinelo virado representa a bagunça deixada pelos filhos em uma casa. E claro, uma bagunça que faz a mãe morrer - de raiva.

A segunda também segue um pouco essa linha da bagunça: provavelmente, uma mãe, cansada de seu filho deixar seus sapatos espalhados para todo lado, inventou que se deixasse o chinelo virado para baixo ela iria morrer.

Lembra um pouco a história do homem do saco, não acha? Ao menos, aparentemente deu certo. Agora, crianças, jovens e até adultos só se lembram de deixar os chinelos bem arrumadinhos decido a essa crença! E você? Cresceu achando que o chinelo virado mataria sua mãe?

 

Chinelo da sorte faz o time ganhar

Essa nem precisa de muita explicação. Se não for o chinelo, todo mundo conhece alguém que tem um item “da sorte” que vai ajudar o time do coração a ganhar: camisa, rádio, meia....

O Brasil tem um histórico de religiosidade devido à colonização portuguesa e consequente catolização do território. Por causa disso, o povo se desenvolveu com uma percepção muito grande de fé e muito ligado aos santos, que são símbolos mai próximos para representar a fé. Hoje em dia, essa fé segue enraizada e aparece nesses objetos nas horas importante.

E, se o chinelo realmente dá sorte, não dá pra questionar né?

 

Simpatia com chinelo para proteger de energias negativas

Essa é pra quem está passando por problemas e acha que parte deles pode ser a influência negativa da energia de alguém. O brasileiro também é um mestre das simpatias: para a sorte, para o amor, para um bom ano novo… Então aí vai essa receita de proteção:

Pegue seu par de chinelos, vire-os com a sola para cima e cruze-os em forma de X. Depois, repita 3 vezes em voz alta: “Com o meu pé esquerdo e o meu pé direito, eu cruzo esta energia e não deixo com que ela chegue até a mim” e pronto. Agora é só deixar ele quietinho assim até que a situação acabe ou você sinta que pararam de mandar energias negativas!

Existem também simpatias para revelar os segredos da pessoa amada, ou fortalecer a relação com ela, mas essa ficam para os interessados pesquisarem

 

Impressionante como um simples calçado pode ter mais de três crenças bem diferentes ligadas à ele certo? O que podemos garantir é que os chinelinhos da Nobre são feitos com muito amor e só vão garantir coisas boas. Então, pode ficar tranquila e dar um parzinho personalizado para sua mãe de presente pelo dia dela, por que mesmo que você deixe o seu virado para baixo, o que está com ela vai protegê-la! E aí? Já sabe qual estampa vai querer?

11 / Mai / 2019

Comente esta publicação

Botão do WhatsApp