Blog
Decidindo seu chinelo
Harmonia das Cores

Harmonia das Cores

Em outro post você já viu sobre as propriedades das cores e um pouquinho de como o círculo cromático funciona. Agora, é hora de entender como é possível usar o conhecimento das cores e do círculo para criar estampas harmoniosas.

Antes de tudo, o que é harmonia? Harmonia vem do grego e significa uma concordância, equilíbrio, ordem, conciliação, etc. Ou seja, as cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto, produzindo um esquema de cores atrativo. Dito isso, existem várias formas de criar harmonias a partir de diversas combinações, então é hora de conhecer algumas!

 

HARMONIA MONOCROMÁTICA

Essa é uma das formas mais simples de combinar cores. Basicamente, ao escolher uma cor do círculo, trabalhamos com suas variações de luminosidade e saturação. Essa técnica resulta em um conjunto mais suave,balanceada, simples e elegante, portanto é melhor quando não há partes da estampa que precisem ser ressaltadas demais. Tons de azul e verde funcionam muito bem com essa técnica!

cores-monocromaticas.gif

 

 

HARMONIA ANÁLOGA

Nessa técnica, combinamos uma cor primária com suas duas cores vizinhas diretas na roda das cores. A cor do meio é utilizada como a dominante e as adjacentes servem para enriquecer o conjunto.

Essa combinação é bem simples de ser feita, e é um pouco mais viva do que as combinações monocromáticas, mas é bem acrescentar alguma outra cor para dar suporte de contraste. Mas, tome cuidado! Misturar tons demais pode gerar uma sobrecarga de informação visual e a destruição da harmonia.O Esquema Análogo é ótimo para transmitir emoções que estão bem definidas, pois a familiaridade entre os tons próximos e relativamente proporcionais encaixam-se naturalmente e dão a sensação de fluidez e uniformidade.

02.jpg

 

HARMONIA COMPLEMENTAR

Essa técnica consiste em combinamos cores opostas e simétricas na roda das cores. A complementar de uma primária é a secundária formada pelas outras duas primárias.

Ela funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como vermelho com verde-azul ou azul com amarelo.Uma complementar é, em sua essência, uma harmonia de contraste, ou seja, é vibrante e chama a atenção. É importante que somente uma das cores seja a principal, a complementar serve para criar detalhes e acentuar elementos importantes da estampa. Essa é uma técnica mais difícil de manter o balanço, principalmente se usarmos cores quentes pouco saturadas, como castanho e ocre. Uma dica valiosa é usar cores frias pouco saturadas como fundo e cores quentes saturadas para detalhes.

01.jpg

HARMONIA ANÁLOGA COMPLEMENTAR

 Se parece um pouco óbvio, você provavelmente está certa! Essa forma de harmonizar é literalmente uma combinação das duas anteriores. Ao escolher uma cor base, pega-se suas vizinhas análogas e, como suporte de contraste, a complementar dessa principal! Normalmente, ao usar essa técnica o ideal é que não se acrescente mais nenhuma cor ou tom, pois há o risco de sobrecarga visual. Mas, essa harmonia, se bem feita, fica viva e chamativa.

09.jpg


 

 

Ainda existem várias técnicas de combinação com o ciclo cromático, e ainda vamos explorá-las aqui. Mas, por enquanto, que tal exercer sua criatividade e pensar como seria o seu chinelinho perfeito com base nas harmonias explicadas aqui?  Se estiver com dúvidas, fica tranquila! Nossa equipe está preparada para te ajudar a criar a melhor lembrança dos seus grandes momentos!

 

 

09 / Abr / 2019

Comente esta publicação

Botão do WhatsApp