Blog
Decidindo seu chinelo
Psicologia das Cores

Psicologia das Cores

A psicologia das cores é um estudo que, junto à Teoria das Cores, busca entender as sensações e emoções que nossos cérebros associam às cores.

De modo prático, ter um pouco de noção dos significados das cores na hora de escolher a estampa do seu chinelinho pode ajudar a causar os sentimentos desejados nos seus convidados e garantir que essa lembrança do seu momento especial carregue exatamente as emoções que você deseja.

Mas, fique atenta! Como tudo na psicologia e que envolve os seres humanos, os simbolismos das cores não são únicos, e muitas vezes uma mesma cor pode carregar significados negativos e contraditórios! Vale lembrar que a cor é só mais uma parte da sua estampa, e o desenho fará grande diferença para contextualizar e direcionar o significado que ela carregará. Dito isso, hora de conferir algumas cores!

 

VERMELHO

Está ligado ao dinamismo, ao movimento e ao calor. Ele transmite a sensação de intensidade e confiança, mas também de perigo e agressividade. Experiências mostram que essa cor tem a capacidade de estimular o corpo humano, aumentado um pouco a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, por exemplo. Contraditoriamente, é a cor do amor e do ódio, da guerra.

Os principais significados ligados ao vermelho são raiva, paixão,ansiedade, excitação, amor, coragem, perigo e erotismo.

 

AMARELO

Ela transmite a sensação de dinamismo, estímulo, otimismo, energia,idealismo, conforto e felicidade. Também está ligada à sabedoria, pela capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas. Porém, também é a associada à doença, à covardia( amarelar) e ao perigo por ser uma cor de alerta: adverte locais perigosos, materiais venenosos e explosivos, etc. A variação dourada é relacionada à riqueza.

Os principais significados ligados ao amarelo são alegria, inveja, egoísmo, medo, esperança, juventude e espontaneidade.

 

LARANJA

Como o vermelho, carrega a ideia de movimento,calor, entusiasmo e desejo de ação, porém de uma forma mais leve, junto às sensações de alegria,extravagância, sociabilidade e animação.

Os principais significados ligados ao laranja são o bom humor, alegria e diversão.

 

ROXO

É uma cor ligada à criatividade, tranquilidade, mistério e à imagem do sucesso, da nobreza e da riqueza. Ela também é relacionada ao erotismo, à luxúria e à arrogância. Contraditoriamente, ela também é associada à humildade.

Os principais significados ligados ao roxo são sensibilidade, poder, sensualidade, humildade intimidade, magia e calma.

 

AZUL

Essa é a cor da calma, equilíbrio, tranquilidade e serenidade. Por causa disso, é relacionada ao profissionalismo, lealdade, estabilidade e segurança. Porém, ela também carrega significados relacionados à tristeza e ao frio ou frescor. Há também a ligação com a riqueza e nobreza (sangue azul).

Os principais significados ligados ao azul são confiança, honestidade, inteligência,  calma e tristeza.

 

VERDE

O verde é  a cor da saúde, da vitalidade, da natureza e da fertilidade. Dizem que ele tem a  capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress. É também relacionado à boa sorte e à infância e, curiosamente, ao equilíbrio agradável.

Os principais significados ligados ao verde são a determinação, o orgulho, a empatia, harmonia, firmeza, serenidade, amizade, inveja  e o ciúme.

 

ROSA

Essa é a cor da cortesia, amabilidade, charme, suavidade. Ele pode estar relacionada à inocência ou à sedução. É a cor da infância e da doçura.

Os principais significados ligados ao rosa são amabilidade, inocência, delicadeza, infantilidade e doçura.

 

MARROM

Injustamente uma das cores mais rejeitadas, o marrom carrega muitos significados negativos. É a cor da preguiça, do feio, antiquado e antipático. Mas também é a cor da elegância, do aconchego, da natureza, segurança. E é a cor dos sabores intensos, basta lembrar do café e cacau, por exemplo.

Os principais significados ligados ao marrom são aconchego, natureza e preguiça.

 

PRETO

O preto é a cor da magia, do misterioso, da introversão, da morte. Em geral, essa cor carrega muitos significados negativos, pois é escura, mas, ao mesmo tempo, é a cor da elegância, formalidade e luxo.

Os principais significados ligados ao preto são morte, magia, azar, rebeldia, sofisticação, elegância e violência.

 

BRANCO

É a cor da perfeição, do novo, do bem, da verdade, clareza, exatidão e da honestidade. É uma cor bem neutra que, em geral, acaba sendo base para as outras cores se destacarem.

Os principais significados ligados ao branco são ordem, simplicidade, pureza, verdade, honestidade, perfeição,inocência, paz, leveza, vazio e neutralidade.

 

Com mais essa pontinha de conhecimento, criar sua estampa perfeita deve ficar mais fácil e divertido! E, na dúvida, a equipe Nobre Chinelos está sempre pronta para te ajudar! Vem conversar com a gente!







 

28 / Abr / 2019

Comente esta publicação

Botão do WhatsApp